24 setembro 2010

Piratas da Somália (parte 07): o caçador de tubarões

Um pirata da Somália foi flagrado levando um tubarão nas costas pelas ruas de Mogasdício, capital do país. A imprensa mundial deu pouca relevância ao caso e até chamou o "pirata" de "pescador". Tá duvidando? A notícia está aqui.


Mas a população local (e o Pitombas) sabem: o pescador em questão é o maior e mais perigoso pirata dos mares da Somália que, devido a uma guerra interna, perdeu força depois de atacar, ingenuamente, um navio francês (a notícia está aqui). Este sorriso não engana ninguém.

Depois que sofreu o ataque do navio francês, que vitimou metade do seu grupo, os que sobreviveram e chegaram à terra passaram a acusá-lo de irresponsável e irascível. Ele, depois de nadar durante quase 20 horas, ficou hospitalizado durante 10 dias, tempo suficiente para que os ex-companheiros armassem o golpe e o destituíssem do poder (dizem que os companheiros conseguiram se agarrar nos restos da embarcação e deixaram ele de propósito no mar).

Ao chegarem em terra, seus ex-comparsas tomaram seus barcos pirata, tocaram fogo na sua casa e venderam tudo o que tinha lá dentro (de origem de roubo ou não), assim como seu carro. Até as mulheres que ele mantinha, sumiram. O seu patrimônio foi dilacerado, vendido, tão bem fatiado até hoje ele não sabe direito quem ficou com o quê e quem foi o autor principal da punhalada pelas costas. Só se sabe que o seu patrimônio ajudou a engordar outros grupos pirata.


Hoje, pelas ruas de Mogasdício, ele continua irascível, irado, puto com todo mundo. Vive da pesca de tubarão, em cima de um pequeno barquinho. Dizem que ele já foi visto pegando tubarão na tapa, mas aí é outra história. Reza a lenda que ele aprendeu a técnica quando voltava nadando depois do ataque do navio francês.

* Já falamos muito sobre os Piratas da Somália aqui no Pitombas. Quer (re)lembrar? Clica aqui.

3 comentários:

Evandro Lobão disse...

Mogadíscio possui uma cidade-irmã repleta de viados, a "Bogadíscio".

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que o pirata pegou o tubarão no murro!

Anônimo disse...

Kra... impossível alguém tirar de ti o maior mentiroso da internet. Mas uma mentirinha pra gente rir é muito bom.